Em uma das minhas muitas idas a Aracaju resolvi fazer um passeio diferente: o Cânion do São Francisco, ou Xingo. O local é um verdadeiro oásis do sertão. A paisagem é composta por formações rochosas, águas verdes e cristalinas. Costumo dizer que foi um dos melhores banhos da minha vida.
O local faz arte do município de Canindé do São Francisco, a 213 km de Aracaju (Capital de Sergipe), e fica às margens do Rio São Francisco. O Cânion do Xingó – um dos maiores do mundo – é um vale profundo com 65 km de extensão e 170 m de profundidade e largura variável entre 50 e 300 metros. Os paredões rochosos, com mais de 60 milhões de anos, brotam das águas cristalinas do lago, que surgiu a partir da construção da barragem da hidrelétrica de Xingó, no Rio São Francisco.
Para chegar ao local, siga a BR-101, no sentido Aracaju-Maceió, e continue seguindo via SE-206 ou pela BR-235, para Itabaiana, seguindo pelas rodovias SE-106 e SE-206. Muitas agências de turismo também oferecem o passeio, no esquema “bate-volta”, por cerca de R$ 150,00 por pessoa.
Ao chegar, o turista é direcionado para um catamarã ou escuna que levam por um passeio pelas águas do Xingo, passando pelo Lago Justino, em um trajeto de três horas. Em um local específico as escunas ancoram e é hora do banho nessas águas abençoadas... Quem quiser, pode também fazer passeios em pequenas embarcações e retornar à escuna. Para que o local seja preservado, só é permitido que cada grupo fique por no máximo uma hora no local do banho.
É inesquecível!


Nenhum comentário:
Postar um comentário